Logo Ibict

Linha 1: Comunicação, Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento

ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES
ANGELICA ALVES DA CUNHA MARQUES

Docente Permanente

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB. É vice-líder do grupo de pesquisa Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia (FHETA). Em 2012, tem a tese premiada pela AAB (Prêmio Maria Odila Fonseca), pela ANCIB (melhor tese) e pela CAPES (melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas I). Entre 2014 e 2015, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB e da École Nationale des Chartes/Sorbonne (Paris). Em 2019, participa do Stage technique international d'archives (STIA), organizado pelo Ministère de la Culture da França. A partir de 2020, está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ como docente permanente, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre os fluxos do conhecimento arquivístico entre os países do Sul no contexto (pós-)pandêmico.

Lattes ORCID
CLÓVIS RICARDO MONTENEGRO DE LIMA
CLÓVIS RICARDO MONTENEGRO DE LIMA

Docente Colaborador

Graduado em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (1986). Mestre (1992) e Doutor (2005) em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre (1993) e Doutor (2000) em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2010). Professor adjunto 2 da Universidade Federal de Santa Catarina (2006 a 2009). É pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia desde 2009. Pesquisador visitante na Universiteit voor Humanistiek em Utrecht entre 2013 e 2017. Coordenador do Grupo de Trabalho 5 - Política e Economia da Informação da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação entre 2011 e 2014. Editor das revistas Logeion - filosofia da informação, P2PInovação e Asklepion: informação em saúde. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação, Administração e Saúde Pública. Tem abordado os seguintes temas nas suas pesquisas: estudos humanísticos da informação; teorias do agir comunicativo e do discurso; aprendizagem e inovação; liberdade intelectual; administração de organizações complexas, ética nas organizações e informação em saúde.

Lattes ORCID
DAYANNE DA SILVA PRUDENCIO
DAYANNE DA SILVA PRUDENCIO

Docente Permanente

Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT/UFRJ (2019) . Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2015). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação na Universidade Federal de Santa Maria (2018). Especialista em Gestão Empresarial e Sistema de Informação pela UFF (2013) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Pesquisadora Adjunta no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Professora Adjunta III no Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa e desenvolve ações de extensão nos seguintes temas: Formação/educação no campo informacional; Competência em Informação; Gestão estratégica da informação; Informação e segurança pública; Informação e/para Saúde; Inteligência Artificial aplicada ao campo informacional e Inclusão. Líder do grupo de pesquisa: InforNet - Informação, Tecnologia e Biblioteconomia e Estudos sobre práticas inovadoras de ensino-aprendizagem em Biblioteconomia da (UNIRIO). E-mail para contato: dayanne.prudencio@unirio.br

Lattes
FABIO CASTRO GOUVEIA
FABIO CASTRO GOUVEIA

Docente Permanente

Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz cedido para exercer a Função comissionada executiva de Chefe da Divisão de Acompanhamento Institucional - DINST do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT. Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Métricas (Scimetrics) é também pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais (https://fiocruz.tghn.org/zikanetwork/). Gouveia é Biólogo, possui mestrado em Microbiologia e Imunologia e doutorado em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências). Ele fez um pós-doutorado curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica) através do edital de bolsas de 2009 do Coimbra Group Scholarships Programme para professores e pesquisadores jovens de universidades latino-americanas. Em 2020, Gouveia e Elaine Rabello foram os vencedores do Altmetric Research Award for Promising Altmetrics Research. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em convênio com o IBICT/Eco-UFRJ. Gouveia desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science, Inteligência Artificial e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.

Lattes ORCID
GUSTAVO HENRIQUE DE ARAÚJO FREIRE
GUSTAVO HENRIQUE DE ARAÚJO FREIRE

Docente Colaborador

Professor Titular e chefe do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro.Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq no período de 2020 a 2023. Editor Cientifico das revistas Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia e Revista Conhecimento em Ação. Editor dos blogs De olho na CI e Conhecimento em Ação. Participa, desde 2009, como pesquisador convidado, do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq e Capes. Coordenador do Projeto de Iniciação Científica Gestão da Informação na Web: Conhecimento em ação na comunicação científica e nas redes sociais (UFRJ). Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Divulgação Científica no Ciberespaço (UFRJ). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Redes, Políticas e Regime de Informação. Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal da Paraíba no período de 2008 a 2012. Participou, como Professor Pesquisador, da Universidade Aberta do Brasil (Capes). Foi Coordenador Operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB - UFPE - UFMG). Participou, como pesquisador, do Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação: UFPB - UNESP/Marília, com apoio da Capes (Procad-NF). Em 2018, foi premiado, como orientador, no Prêmio ANCIB de melhor tese de doutorado na área de Ciência da Informação no Brasil, no Prêmio Pro-Reitoria de Pós-Graduação de melhor Tese da UFPB e no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, da UFPB.Participou da Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de Tese Edição 2024, das teses defendidas no ano de 2023, na área de Comunicação. Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação em temáticas como regime de informação, políticas de informação, competência em informação, competência científica, comunicação e divulgação científica, gestão da informação, epistemologia da Ciência da Informação, socialização da informação, redes de comunicação e informação, tecnologias intelectuais de informação e inclusão social.

Lattes ORCID
GUSTAVO SILVA SALDANHA
GUSTAVO SILVA SALDANHA

Docente Permanente

Pesquisador titular (2013-) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e docente permanente do PPGCI IBICT (2013-); professor associado da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2009-). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq (com projetos financiados pelas chamadas dos ciclos 2014-2016; 2017-2019; 2020-2022; 2023-2025). Membro eleito do Conselho Técnico-Científico (CTC) do IBICT MCTI (2023-). Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2006); Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG (2008); especialista em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2009); Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do acordo de cooperação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - PPGCI IBICT UFRJ (2012). Realizou, sob o fomento da Capes, o estágio pós-doutoral na Université Toulouse III Paul Sabatier, Toulouse, França (2017-2018). É membro, desde 2008, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediação e Usos Sociais dos Saberes e da Informação (Rede Mussi); desde 2016, do Círculo Iberoamericano de Ciencia de la Información Documental (Ciibercid); desde 2017, da equipe de pesquisadores Médiations en information et communication spécialisée do Laboratoire d'Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (Lerass) da Université Toulouse III Paul Sabatier, França; e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (Icie); da Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável (RTCIC-DS). É co-fundador do Fórum Internacional A Arte da Bibliografia (2014-), do Fórum de Estudos Críticos da Informação (iKritika) (2013-), do Círculo de Estudos Roubakinianos (Cerub) (2021-). Atua como gestor da Divisão de Editoração Científica do IBICT (DIECI IBICT) (2023-) e editor-chefe da Editora Ibict (2023-). É editor executivo do periódico científico Liinc (2018-) e do periódico International Review of Information Ethics (Irie) (2023-). Membro do Conselho Editorial da Revista do Livro da Fundação Biblioteca Nacional (2024-2026) e do Brazilian Journal of Information Science: research trends (Brajis) (2020-). Atuou como representante do IBICT MCTI no Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet Brasil (CGI.br) nas reuniões do ciclo de atuação do CGI.Br 2023 e 2024. Atuou como coordenador da unidade de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (Coepi) do IBICT (gestão 2019-2022); como coordenador do PPGCI IBICT UFRJ (gestões 2019-2020; 2021-2022); como vice-presidente da International Society for Studies of Information (IS4SI) (gestão 2022-2023); como bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj (2019-2022). Foi idealizador e editor executivo da Coleção PPGCI 50 anos IBICT UFRJ UNESCO Nyota (2020-2022). Atuou como docente permanente no e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (UNIRIO) (2011-2022). Foi vice-coordenador do Grupo de Trabalho 1 (Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) na gestão 2015-2016. Atuou como bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) (2006-2009) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2010-2012).

Lattes ORCID
JACQUELINE LETA
JACQUELINE LETA

Docente Permanente

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1992), tendo obtido os títulos de mestrado e doutorado em Gestão, Educação e Difusão em Ciências pela UFRJ nos anos de 1995 e 1999, respectivamente. Desde 1994, tenho conduzido pesquisas no campo da Bibliometria e Cienciometria, com ênfase nas análises da comunicação científica brasileira, principalmente nas temáticas Ciência Saúde e Ciência Gênero. Fui pesquisadora da Pró Reitoria de Pesquisa da USP (2000 a 2002), membro da Comissão Permanente de Indicadores de CT, do MCT (2003) e membro da Comissão de Avaliação do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2010). Participo do corpo de revisores de diversas revistas nacionais e internacionais. De 2015 a 2022, fui editora da área de Ciências Sociais da Revista Anais da Academia Brasileira de Ciências; desde 2022, sou editora regional da revista Scientometrics e há anos sou membro da Comissão Editorial da Journal of Scientometric Research. Fui eleita como membro titular do Comitê Executivo da International Society of Scientometrics and Informetrics (ISSI) na gestão de 2013 a 2017 e, mais recente, fui novamente eleita para esse Comitê, na gestão 2023-2027. Organizei o 1o Encontro Brasileiro em Bibliometria e Cientometria em 2008 e a Conferência Internacional em Cientometria e Informetria em 2009, ambos no Rio de Janeiro. Em 2005, realizou o pós-doutorado na Univertidade Católica de Leuven, na Bélgica, sob a supervisão do Dr. Wolfgang Glanzel, um dos principais nomes da cientometria mundial. Em 2015, fui eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio IBICT - UFRJ, do qual participo como docente permanente desde 2009. Fui chefe do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Ciências, do Instituto de Bioquímica Médica de 2016 a 2023, onde tenho vínculo de docente associada IV desde 2018. Em 2023, assumi a coordenação do escritório de Gestão de Indicadore de Desempenho (GID) da UFRJ. Ao longo da carreira, orientei dezenas de alunos da graduação e da pós-graduação e publiquei um livro, capítulos de livros e dezenas de artigos sobre a ciência brasileira. Já coordenei várias ações de extensão e, desde 2023, estou à frente do Projeto Ser Cientista e Ser Mulher: desafios da escola.

Lattes
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI
JORGE CALMON DE ALMEIDA BIOLCHINI

Docente Permanente

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Professor Titular de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Medicina Homeopática pela Escuela Médica Homeopática Argentina. Especialização em Medicina Ortomolecular pelo Centro de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro. Idealizador e fundador do Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado-sandwich em informática médica, no National Center for Biomedical Communications / National Institutes of Health, EUA. Pós-doutorado em inteligência artificial na Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE / UFRJ. Livre-Docente em Clínica Homeopática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Membro Titular e Diretor Científico da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Lattes ORCID
LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES
LILLIAN MARIA ARAÚJO DE REZENDE ALVARES

Docente Permanente

Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), desde 2006. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutora pela Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I, Espanha (2017) e pelo Departamento de Engenharia do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Vice-líder do grupo de pesquisa Inteligência Organizacional e Competitiva (IOC/UnB). Líder do grupo de pesquisa Esfera Ecossistema de Informação. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e em Sciences de lInformation et de la Communication pela Université de Toulon (em regime de cotutela) em 2010. Especialista em Inteligência Competitiva pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2001. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997) e Graduada em Engenharia Mecânica (1990) pela mesma universidade. As principais áreas de pesquisa são Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional e Competitiva.

Lattes ORCID
LUANA FARIAS SALES MARQUES
LUANA FARIAS SALES MARQUES

Docente Permanente

Mãe de Joana e Luca. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Bolsista de Produtividade PqB. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Analista em C T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Exerceu o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional entre 2019 e 2021 e atuou como editora científica da Revista Acervo no mesmo período. Atualmente é Analista em C T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e na DIECI -Divisão de Editoração Científica . É Coordenadora-Geral do office do GO FAIR Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Sistemas de Recuperação de Informações, com interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento, e-Science, Curadoria digital; Dados de pesquisa, Bibliotecas cientificas, Biblioteca digital, Metadados, Repositórios, Sistemas CRIS, Objetos digitais, Princípios FAIR, Ciências de Dados, Inteligência Artificial e Sistemas de Organização do Conhecimento, como vocabulários controlados, tesauros, taxonomias e ontologias .

Lattes
LUIS FERNANDO SAYÃO
LUIS FERNANDO SAYÃO

Docente Permanente

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT) e doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (1994). Trabalha desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) onde já exerceu os cargos de: chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN); chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DITEC); coordenador-geral de Informática; representante do Brasil no INIS - International Nuclear Information System (AIEA/ONU); coordenador-geral da RRIAN - Red Regional de Información en el Área Nuclear (RRIAN) e membro da Comissão de Ensino da CNEN. Foi conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos e do Comitê Técnico-Científico do IBICT. Atualmente é líder do grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento Nuclear; coordenador do projeto de desenvolvimento tecnológico Infraestrutura de Apoio à Gestão e Preservação do Conhecimento Nuclear; representante alternativo do Brasil no INIS (AIEA/ONU); membro do Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ; representante da CNEN na OGP/compromisso 4 (Open Government Parterneship); professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa; representante da área nuclear no GO FAIR BRASIL; membro do Steering Committee do FAIR Digital Object. Tem como áreas de interesse: bibliotecas/repositórios digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade de sistemas de informação para apoio a pesquisa, gestão de dados de pesquisa e preservação digital, áreas onde tem vários artigos e livros publicados.Bolsista de Produtividade do CNPq. Bolsista de Pesquisa do IBICT.

Lattes
MARCOS DO COUTO BEZERRA CAVALCANTI
MARCOS DO COUTO BEZERRA CAVALCANTI

Docente Colaborador

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado e doutorado em Informática e Inteligência Artificial - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1993) e pós doutorado em ciência das redes e complexidade pela Rutgers University (EUA), em 2020. Professor titular do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Coordenador do Crie (Centro de Referência em Inteligência Estratégica), Editor da Revista Inteligência Empresarial, Ex Presidente da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), fundador e membro do The New Club of Paris, atuando principalmente nos seguintes temas:Ciência das Redes, Complexidade, Gestão do Conhecimento, Avaliação de Ativos Intangíveis, Data Thinking, Open Data, Evidence Based Decision on Education.

Lattes ORCID
MILTON SHINTAKU
MILTON SHINTAKU

Docente Colaborador

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências e Habilitação em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (1987), pós-graduação Latus Census em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Brasília (1987), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Tecnólogo no Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia - IBICT, coordenador de Tecnologias para Informação (Cotec). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no PPGCI Ibict.

Lattes
NAIRA CHRISTOFOLETTI SILVEIRA
NAIRA CHRISTOFOLETTI SILVEIRA

Docente Colaborador

Coordenadora-Geral do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura. Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), vinculada ao Departamento de Biblioteconomia, cedida para a Fundação Biblioteca Nacional. Atua como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH/UNIRIO) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem como interesse os temas: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, Representação Descritiva, Normalização Documentária, Currículo Lattes, Ensino em Biblioteconomia, Incentivo à Leitura e Gestão de Dados de Pesquisa. É 2 Líder do Grupo de Pesquisa: "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes". Possui experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa acadêmica. Desempenhou a função de tutora do Programa de Educação Tutorial (PET-Biblioteconomia) entre os anos de 2017 e 2022, atuou no Pós-graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO) até 2022. É colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT) e membro da equipe do Go Fair Brasil Saúde Enfermagem. Corroborando com o movimento de mulheres cientistas: licença maternidade entre novembro de 2017 e maio de 2018.

Lattes ORCID
PAULO CÉSAR CASTRO DE SOUSA
PAULO CÉSAR CASTRO DE SOUSA

Docente Colaborador

Professor Associado III da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, onde coordenou o curso de Produção Editorial, chefiou o Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) e foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET). Vice-decano e coordenador de Integração Acadêmica de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido em associação entre a ECO-UFRJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), onde ministra a disciplina "Cultura dos Algoritmos" e desenvolve a pesquisa "Midiatização e processos sociais: a algoritmização dos sentidos nas redes sociais online". Através de sua pesquisa e orientações, tem dado especial atenção aos fenômenos sociais, políticos, culturais e comunicacionais que têm a internet como ambiente, especialmente às consequências do big data e dos algoritmos sobre a proliferação de fake news (principalmente sobre os campos da politica e da saúde) e sobre os novos arranjos do que tem sido chamado de smart city. Mestre e doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Líder do Núcleo de Pesquisa em Cultura, Informação e Algoritmos (N-LOG) e membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), da ECO-UFRJ.

Lattes ORCID
PRISCILA MACHADO BORGES SENA
PRISCILA MACHADO BORGES SENA

Docente Permanente

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). É Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Coordenadora Nacional (Ibict) da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e; Diretora Regional Sul (Gestão 2023-2026) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB). Experiência na área de Ciência da Informação, com interesse voltado para os seguintes temas: fontes de informação; ecossistemas de startups e inovação; empreendedorismo; tecnologia e inovação; inovação em biblioteca; inovação aberta; ciência aberta. Outras informações https://linktr.ee/prisena. E-mail para contato: priscilasena@ibict.br.

Lattes
ROSALI FERNANDEZ DE SOUZA
ROSALI FERNANDEZ DE SOUZA

Docente Permanente

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especialização em Documentação Científica (1969) e mestrado em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia . Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTI. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ. Área do conhecimento em que atua : Ciência da Informação; subárea: organização e representação do conhecimento.

Lattes
SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO VIDOTTI
SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO VIDOTTI

Docente Colaborador

Formação acadêmica: Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências - área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Atuação profissional: Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Coordenadora da Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Ibict (Início: 2024).Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp (2004-2011). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER) Unesp e Universidade Federal do Ceará (2010-2014). Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp - PROPG (2013-2017). Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD (2017-2024). Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos. Membro Titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp - GridUnesp. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da FFC - UNESP. Coordenadora acadêmica da Repositório Institucional Unesp (início: 2014). Coordenadora do Portal Docente Unesp (início: 2018). Coordenadora do Comitê Gestor de Acesso Aberto da Unesp (início: 2019). Bolsista em Produtividade em Pesquisa - CNPq/PQ (2014-2020). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI) da Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa - Representação Temática da Informação da Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa - Web, Representação do Conhecimento e Ontologias da UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa - Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa - Tecnologias para Construção de Observatórios do IBICT / DF. Membro do Grupo de Pesquisa - BRIET: Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia do IBICT / RJ. Bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/DF) - Projeto Rede de conhecimento Científico do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) (período: 2021-2022). Bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/DF) - Projeto Ecossistema de Informação Governamental - Documentos Governamentais Digitais Acessíveis. (2022-2023) e Projeto Preservação da Memória Indígena (início: 2023). Membro do Go FAIR Brasil e coordenadora do pilar GO-CHANGE. Membro da Rede de Integração Acadêmico-Científica da Pós-Graduação (RICA-PG). Membro do Comitê Gestor do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG) da CAPES. Coordenadora do Projeto "Arquitetura de Dados da Avaliação da Pós-Graduação brasileira no contexto da CAPES" - financiamento CAPES/RNP. Representante da Sociedade Civil (GO FAIR Brasil) no 6o. Plano de Ação Nacional - Parceria para Governo Aberto - Compromisso 3 - Práticas colaborativas para a ciência e tecnologia, coordenado pelo MCTI. Pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital, Arquitetura de Dados, Ecologias informacionais complexas, Ecologias de dados complexas, Encontrabilidade da Informação, Acessibilidade, Usabilidade, Experiência de Usuário, Princípios FAIR, Princípios CARE - Povos Indigenas.

Lattes ORCID
TIAGO EMMANUEL NUNES BRAGA
TIAGO EMMANUEL NUNES BRAGA

Docente Colaborador

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Graduado em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, onde atua também como líder do Laboratório de Informação e Sociedade (Insumo) e como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT/UFRJ). É integrante convidado do Comitê de Gestão Técnica da Global LCA Data Access Network, iniciativa liderada pela ONU Meio Ambiente, e atua no comitê editorial da revista Library Trends da Johns Hopkins University Press. Atua em pesquisas ligadas à ciência da informação de caráter nacional e internacional.

Lattes ORCID
VANIA LISBOA DA SILVEIRA GUEDES
VANIA LISBOA DA SILVEIRA GUEDES

Docente Permanente

Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (CAPES 6) - IBICT_UFRJ. Docente do ProfLetras, Polo_UFRJ. Pós-doutora (2012-2015) e Doutora (2007-2010) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES 6) da UFRJ. Investigadora Visitante em estágio pós-doutoral em curso na Universidade de Lisboa (09/2019- 03/2020 e 04/2023 a 09/2023). Mestrado em Ciência da Informação PPGCI -IBICT/CNPq_ECO/UFRJ (CAPES 6) . Membro da Comissão de Relações Internacionais da FACC.(Portaria n 4.572 de 4 de junho de 2021). FACC/UFRJ. Vice-coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho da PR2//UFRJ. Membro da Internacional Society for Knowledge Organization.(ISKO) Membro ABRALIN.. Áreas de atuação: Representação da Informação, Organização do Conhecimento, Bibliometria e Cientometria, na CI, assim como Análise do Discurso, Teoria Lexical e Linguística Funcional na Sociolinguística. Líder do Grupo de Pesquisa Bibliometria e Cientometria como abordagem teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento, DGP/CNPq., Líder do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Análise (Crítica) do Discurso, nas Ciências, DGP/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento do IBICT, DGP /CNPq. Pesquisadora do Programa de Estudo sobre o Uso da Língua, DGP/CNPq.

Lattes ORCID
WASHINGTON LUÍS RIBEIRO DE CARVALHO SEGUNDO
WASHINGTON LUÍS RIBEIRO DE CARVALHO SEGUNDO

Docente Permanente

É doutor em Informática pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Kings College London, e mestre na mesma área pela UnB. Possui também formação em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Atualmente, é Coordenador-Geral de Informação Científica e Tecnológica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), onde lidera projetos voltados à Ciência Aberta, repositórios digitais, interoperabilidade de sistemas e gestão de dados científicos. Entre suas contribuições no Ibict, destaca-se a coordenação de iniciativas como o Oasisbr, um portal que agrega e dissemina conteúdos científicos brasileiros de acesso aberto, e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que centraliza a produção acadêmica de programas de pós-graduação em todo o país. Ele também lidera esforços relacionados à Rede dARK, um sistema descentralizado de identificadores persistentes baseado em blockchain, que visa garantir a integridade e rastreabilidade de recursos digitais, promovendo inovação em gestão de dados científicos. Sua trajetória inclui o desenvolvimento do BrCris, um sistema de integração e visualização de dados científicos no Brasil, e o projeto Laguna, voltado à criação de um lago de dados científicos de acesso aberto. É autor de diversos artigos acadêmicos que abrangem desde métodos formais em ciência da computação até temas aplicados de Ciência Aberta e repositórios digitais. Suas principais contribuições estão relacionadas a ferramentas de promoção da visibilidade e do acesso à produção científica brasileira, fortalecendo a interoperabilidade e a inovação no ecossistema de pesquisa nacional.

Lattes