Disciplinas do Mestrado
O curso de Mestrado tem uma carga horária de 510 horas divididas:
2 Disciplinas Obrigatórias (120h)
4 Disciplinas Optativas (sendo pelo menos 2 na Linha de Pesquisa do aluno/orientador) (240h)
1 Atividade Complementar ou Disciplina (cursada no PPGCI ou em outro Programa de Pós reconhecido pela CAPES) (60h)
Ao menos 1 Atividade de Pesquisa Dissertação (90h)
Obrigatórias
Constituem Atividades Complementares, no âmbito da grade curricular do PPGCI/IBICT-UFRJ, a participação em uma ou mais atividades acadêmicas e de pesquisa que, no total, contabilizem 60 horas/aula (4 créditos) no semestre considerado (no Doutorado, até 1 disciplina pode cursada na forma de Atividades Complementares I), podendo incluir: a) participação e/ou organização de seminários e eventos científicos; b) produção e submissão de textos para publicação em veículos de comunicação científica (artigo em periódico científico, livro e capítulo de livro, trabalho completo em anais de eventos científicos); c) realização de estágio docente, em curso de graduação, de alunos bolsistas ou não bolsistas, não incluindo atividades regulares de docentes; d) estudos dirigidos com professor do PPGCI ou de outro Programa de Pós-Graduação; e) atividades junto ao grupo de pesquisa do orientador; f) participação em cursos com carga horária compatível. A Atividade Complementar deverá ser definida, bem como ter a concordância e a supervisão do orientador, a quem caberá estabelecer a forma de avaliação para efeito da atribuição de nota ao aluno. Caso a Atividade Complementar seja substituída por 1 disciplina, a inscrição deverá ser feita na disciplina escolhida, sempre com a anuência do orientador, cabendo, ao professor responsável pela disciplina, a avaliação e a atribuição de nota ao aluno.
Desenvolver modelagens de projeto de pesquisa em Ciência da Informação com definições de uso dos instrumentos de pesquisa, de objeto e sujeito do conhecimento, dos diferentes conceitos metodológicos e epistemológicos e de objetividade e subjetividade da informação considerando-a como constructo. Ainda na perspectiva da historicidade da Ciência da Informação, definir problemas e campos empíricos da pesquisa acadêmica incluindo hipóteses, tese, síntese e antítese.
Ciência da Informação: abordagem histórica. Os quadros sociais, científicos e tecnológicos de sua constituição. Pensamento e obra de Paul Otlet. Da documentação ao sistema de recuperação da informação. Epistemologia da Ciência da Informação: princípios, conceitos, teorias, métodos e leis. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Domínio epistemológico, disciplinas e aplicações em diferentes campos. A informação como objeto de estudo: conceitos e contextos. Relação e fronteiras com dados, documentos e conhecimento. Enfoques atuais da Ciência da Informação na Sociedade da Informação. Ciência da Informação no Brasil. Ensino e pesquisa.
Optativas Comuns
Desenvolvimento de pesquisa empírica e/ou teórica para elaboração de Dissertação.
A disciplina está organizada sob a forma de um cronograma de seminários, tendo como objetivo familiarizar os alunos sobre as temáticas de pesquisa em desenvolvimento no PPGCI, bem como sobre temas contemporâneos em Ciência da Informação e áreas conexas.
Apresentação, discussão e leitura dirigida de autores e temas específicos e consolidados, no campo dos estudos e pesquisas em Ciência da Informação e áreas conexas e afins, a serem definidos em cada período letivo.
Apresentação, discussão e leitura dirigida de autores e temas específicos e emergentes, no campo dos estudos e pesquisas em Ciência da Informação e áreas conexas e afins, a serem definidos em cada período letivo.
Optativas da Linha 1: Comunicação, Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento
A produção de conhecimento como resultante das relações sociais e a socialização da informação. A teoria e a prática da comunicação. Abordagem sintática, semântica e pragmática da informação. Forma e conteúdo da mensagem e canais de comunicação (informais, semiformais, formais e eletrônicos). Comunicação cientifica. Periódico científico impresso e eletrônico. Redes de interação social e redes de informação. O ciclo da comunicação na Ciência, na Tecnologia, na Industria, na Arte e em outros campos significativos da ação social. Indicadores de C&T. O papel das novas tecnologias na comunicação da informação.
Teoria do conhecimento e epistemologia social e histórica. As questões contemporâneas do conhecimento e da cientificidade. Abordagens da História da Ciência, Filosofia da Ciência, Estudos Sociais da Ciência. As novas relações entre Ciência e Tecnologia. O perguntar próprio da Ciência da Informação e seu estatuto socioepistemológico. A Ciência da Informação como ciência social. Interdisciplinaridade. Tendências atuais e horizontes da Ciência da Informação.
Atividade de informação na atualidade. A (in)tensão como a Essência do fenômeno da informação e do conhecimento: Estruturas e inscrições simbólicas; Estoques: memória e esquecimento. Estratégias de distribuição e os fluxos da informação. A produção da informação: a linguagem da mente e a linguagem de representação da informação. O processamento computacional da língua portuguesa como linguagem natural e a sua utilização como ferramenta para a gestão estratégica da informação.
A informação como recurso de desenvolvimento em diferentes contextos e organizações sociais. O ambiente cultural e organizacional das estruturas e dos fluxos de informação e comunicação. O paradigma das tecnologias da informação e comunicação e as mudanças cognitivas, organizacionais e culturais associadas. Representação do conhecimento visando à gestão do conhecimento e da informação. Ambientes e atores de produção do conhecimento e de circulação da informação. Qualidade e valor da informação para uso do conhecimento. Estruturas e processos de organização e representação do conhecimento nas diferentes etapas e níveis dos fluxos da informação em redes e organizações.
As grandes revoluções paradigmáticas. Os níveis da língua: fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática. léxico e terminologia. A revolução estruturalista: binariedade, alteridade. O paradigma gerativista: o componente genético. Da Língua I para língua E: correlação, fatorização, probabilidade. Os usos funcionais da linguagem. Discurso, interação e texto. Oralidade e escrita. Lingüística e suas interfaces. A relação da lingüística com outras ciências. Ciência e inovação tecnologia.
Fontes, serviços e unidades de informação no ambiente da Internet: tipologias e padrões Mudanças na cadeia documentária e no comportamento do usuário frente às novas tecnologias de comunicação e informação. A interatividade, a interconectividade e os reposicionamentos de tempo e espaço no contexto das redes eletrônicas.
A informação como bem produtivo e os processos de agregação de valor. Gestão da informação no contexto das tecnologias, produtos e serviços para organizações. Análise de estudos e pesquisa para o planejamento e gestão integrados de unidades de informação. Metodologias e estudos de necessidades e usos da informação.
Informação, comunicação e conhecimento: questões conceituais. O fluxo de informação nas culturas auditivas, textuais e eletrônicas. Gestão da informação: geração, seleção, reformatação, armazenamento e recuperação. A gestão e distribuição da informação nas redes eletrônicas de comunicação.
Interações entre gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo e sua contribuição para a geração de riquezas e vantagens competitivas (para empresas e regiões) em empreendimentos inovadores, intensivos em conhecimento, tecnologia e comunicação. Abordagens, metodologias e instrumentos da gestão do conhecimento, ferramentas tecnológicas e estratégias organizacionais. Práticas de gestão do conhecimento em contextos organizacionais específicos. Inteligência empresarial.
O uso da informação como fonte de tomada de decisão em diferentes contextos e atividades da vida social. Gestão da informação e do conhecimento em distintos ambientes organizacionais. Inteligência coletiva, competitiva e organizacional.
Informação e Gestão Pública: aspectos institucionais e organizacionais. Ambiente e Regime de informação: modelos de Estado gerencial, burocrático e em rede. Governança informacional e governo eletrônico. Atores e políticas de informação no cenário brasileiro.
Estudar na perspectiva teórico-epistemológica a informação e a memória social entendidas como fenômenos construídos histórico e socialmente. A informação atuando como código de transmissão e tem como base principal a leitura e a escrita do mundo e da palavra; e a memória atuando como suporte sociocultural. Ambas se comportam de acordo com as flutuações, transformações e mudanças socioculturais constantes ao longo do processo histórico da humanidade.
Estruturas cognitivas, linguagem e estruturas de informação. O objeto informacional em diferentes contextos e meios. Informação em Arte – Fundamentos teóricos da Informação em Arte. História da Arte e Ciência da Informação. Diferentes abordagens da informação artística na Ciência da Informação. Representação em arte. Objetos de arte como manifestação e produção artística e social e documentos/informação. Natureza da informação em Arte. Museus, Museologia e Ciência da Informação. Recursos informacionais em Arte. Imagem: fotografias, vídeos, filmes. Mediatecas. Tecnologias de informação: redes e sistemas de informação. Bancos de imagem e som.
Introdução às principais questões, autores e orientações do pensamento contemporâneo que tenham como foco o conhecimento e a informação ou façam aportes significativos a essa temática.Organização da indagação em torno de textos/ pensadores de destaque a luz do estado das questões na Ciência da Informação.
Características dos sistemas de busca de informação e seus pressupostos tecnológicos, sociais e culturais.Tipologia das áreas de conhecimento: áreas científicas e técnicas; áreas de ciências humanas, contíguas aos saberes humanísticos, culturais e artísticos. Análise de campos intelectuais e culturais. Análise de redes sociais nas áreas de conhecimento. Efeitos de ranking e de ‘monopólios’ nas redes de conhecimento. Identidades sociais e diversidade cultural e lingüística. Delimitações dos campos regionais e globalização. Estudos sobre o resgate da memória coletiva e memória local. O construcionismo social e as novas perspectivas para o uso de métodos participativos, colaborativos ou cooperativos. Métodos qualitativos e técnicas de pesquisa de campo em Organização do Conhecimento.
Conceitos e sua evolução: Bibliometria, Informetria, Cientometria e Webmetria. As principais leis, suas formulações e formuladores. Análise de citações e frente de pesquisa. Aplicações na Ciência, tecnologia, nas organizações e na Internet / Web.
Princípios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento dos processos e das estruturas de organização e representação do conhecimento. Teorias e modelos, clássicos e contemporâneos, de conceituação, categorização e classificação. Organização e representação do conhecimento em campos disciplinares e interdisciplinares. Analogia no pensamento humano, metáfora conceitual, e inovação em ciência e tecnologia. Semiótica aplicada para representação ontológica do conhecimento. Modelos e metodologias para o desenvolvimento de ontologias. Aquisição, conceituação, estruturação, formalização, aplicação e avaliação de modelos do conhecimento, em diferentes campos e setores.
Fundamentos teóricos e metodológicos da organização do conhecimento em diferentes contextos de estudo e aplicação. A organização de domínios de conhecimento e os processos de tratamento , busca e recuperação de informação em ambientes tradicionais e virtuais Teoria da classificação. Domínios de especialidades e domínios de interdisciplinaridades. A organização de recursos informacionais na Web.
A informação como recurso estratégico em diferentes contextos sociais: a nova relevância de um fenômeno antigo. O ambiente sociocultural e organizacional das unidades de informação: barreiras na comunicação. Os agregados de informação: estoques, funções, produtos e serviços. Estudos de usuários: tipos de usuários e características na busca de informação. Metodologias para estudos de necessidades e usos da informação. Usuários como produtores de informação na sociedade contemporânea.
Sociedade em Rede e Sociologia de Redes. Teoria das Redes aplicada às Ciências Sociais. Capital Social. Homofilia, Afiliação, Centralidade, Distância, Difusão. Posições e papeis. Efeitos de rede e cascata de informação. Leis de Potência. Fenômeno do mundo pequeno. Modelos de epidemia. Influencia social. Redes de informação. Redes de criação e colaboração. Aplicações no campo da saúde, dos negócios, da ciência e da cultura. Modelos e tipos de rede. Rede como paradigma de pesquisa. Análise de Rede Social. Coleta de dados, mensurações de rede social.
Princípios teóricos e metodológicos de elaboração de linguagens de representação e recuperação da informação. Tipologias de sistemas de organização do conhecimento e representação de informação. Análise de desempenho de esquemas e tabelas de classificação, taxonomias, tesauros, vocabulários controlados, ontologias, terminologias e glossários em função de usos específicos. A moderna concepção da participação das comunidades virtuais colaborativas.
A gênese e o desenvolvimento de processos e fenômenos de informação ocorre em contextos e circunstâncias variáveis, sendo objeto de tratamento em diferentes campos do conhecimento, tais como a Teoria da Informação; a Cibernética e a Neocibernética; Inteligência Artificial; Ciências da Cognição; Linguística e Estudos Culturais, entre outros. Nesse contexto, serão enfatizados os aspectos epistemológicos destas aproximações e abordagens, buscando-se formulações teóricas que atuem como elos interdisciplinares em torno do objeto informação.
A Organização do conhecimento armazenado em arquivos e páginas web. A compreensão da linguagem humana pelas máquinas na recuperação da informação. Estruturação semântica dos dados na web como facilitador de estratégias de buscas. O entendimento de significados informacionais por agentes computacionais. O desenvolvimento de estrutura de significado semântico para entendimento do conteúdo informacional das páginas web. Ambientes colaborativos entre agentes de softwares e usuários de informação.
Optativas da Linha 2: Configurações socioculturais, políticas e econômicas da informação
O caráter social da atividade científica, as relações entre ciência e sociedade, o processo social da descoberta científica e da organização do trabalho científico. Relações entre ciência, tecnologia e métodos de geração de informação para avaliação e monitoramento em ciência.
Diferentes linhas interpretativas sobre as relações entre mudança social e mudança científico-tecnológica. Conhecimento e informação no contexto das atuais transformações sociotécnicas. Novas dinâmicas de comunicação e interação e suas implicações sobre os processos de informação e produção social.
O capitalismo global financeiro e cognitivo enfrenta uma dupla crise: a crise da governança financeira e a crise do próprio conceito de desenvolvimento. A questão do meio ambiente, dos limites do crescimento se desdobra na emergência de novas tecnologias de poder, conhecimento e informação. A produção e o poder investem diretamente a vida . É a própria relação cultura-natureza-informação que se trata de discutir, na perspectiva das dimensões biopolíticas do poder.
Informação, comunicação e cultura no capitalismo contemporâneo. Conceitos básicos de economia política aplicados ao estudo da informação, da comunicação e da cultura. Informação, trabalho e valor. Cultura mediatizada e sociedade do espetáculo. Organização econômica e política dos processos de tratamento, comunicação, registro e apropriação da informação e da cultura mediatizada. Políticas públicas em informação, comunicação e cultura. Direitos à propriedade intelectual. Redes digitais, espaços públicos e resistências. As novas formas sócio-digitais de exclusão social.
Redes sociotécnicas e redes de informação. As redes de informação contemporâneas como expressão de estruturas e processos socioeconômicos e político-culturais. O papel das tecnologias na comunicação da informação e na geração de conhecimentos nas redes. Gestão da informação no contexto das redes sociais. Tipos de redes de informação, formas.
As origens da crise ambiental na perspectiva histórica da relação homem-natureza e dos marcos da ecologia. As noções de crescimento e desenvolvimento econômico e suas implicações ecológicas. Os desafios e impasses do desenvolvimento humano e as novas formas de mobilização e interação. A necessidade de conhecer e avaliar as transformações no meio ambiente por meio de indicadores de sustentabilidade. As políticas de meio ambiente (agenda 21 global, nacional, estadual e local, acordos internacionais). Informação e conhecimento na gestão ambiental.
Informação e conhecimento na geopolítica contemporânea. Dimensões local, nacional e global da informação e do conhecimento. Mudança tecnológica, produção imaterial, informação e trabalho.
Informação e conhecimento na dinâmica de inovação em suas diferentes abordagens. Economia da informação e do conhecimento. Tecnologias da informação e comunicação, mudanças na base técnico-produtiva e transformações associadas.
As relações de poder nos processos informacionais e cognitivos, ante as configurações tecnológicas, sociais e institucionais no mundo contemporâneo. Dinâmicas de socialização e apropriação na produção e circulação da informação e do conhecimento. Regimes de informação e as dinâmicas de conflito e cooperação.
Contexto sociocultural e dimensões sócio-demográficas da informação e do acesso à ciência e à tecnologia. Informação, ciência, tecnologia e mudança social. Recursos metodológicos para o estudo da relação entre informação e contexto sócio-cultural. Uso de bases de dados. Divulgação científica e tecnológica.
As dialéticas de constituição do ser: trabalho, interação e linguagem. As metamorfoses contemporâneas do trabalho. O mundo da vida. Trabalho imaterial. Saber, valor e riqueza. General Intellect. Sistema como diferença. Linguagem, comunicação e sistema. Redes sociais. Os dispositivos. Interações mediadas pela linguagem. Agir comunicativo. Razão comunicativa e discurso. Teoria do desenvolvimento moral. Aprendizagem.
Das políticas científicas à governança dos conhecimentos: transformações dos processos de produção de conhecimentos e dos processos de validação. Contextos normativos e regulatórios das ciências, aspectos institucionais. Regimes de informação e novas gramáticas científicas e culturais. A informação científico-tecnológica: condições e critérios de validade e confiabilidade. A crítica da concepção algorítmica dos conhecimentos e seus efeitos. As questões de validação em redes de colaboração e redes digitais. Compromissos argumentativos e éticos da pesquisa.
Análise da posição da tecnologia em geral e das tecnologias da comunicação e da informação em particular no quadro teórico de três correntes filosóficas. (1) A crítica efetuada na hermenêutica heideggeriana: armação, dispositivo, impessoalidade, falatório, inautenticidade. (2) A crítica efetuada na primeira geração da Escola de Frankfurt: cientificismo e positivismo, razão instrumental e estratégica, indústria cultural, estetização da experiência. (3) O potencial das tecnologias da informação na teoria da ação comunicativa de Habermas: enfoque participativo versus reprodução irrefletida de padrões sistêmicos; construção de coletividades comunicativamente estruturadas; inclusão de temas e propostas no embate comunicativo na esfera pública.
Filosofia e ética da informação: constituição do domínio e pontos de vista. O entendimento do que seja objeto de uma ética da informação: premissas, abordagens e perspectivas. Ética do conhecimento, da comunicação e da informação no pensamento contemporâneo; relações com a ética da computação. Ética da informação como expressão do uso público da razão. Ética intercultural, ética da natureza. Informação científico-tecnológica e ética da pesquisa. Ética e política da informação.
Informação, tecnologia e democracia. Desigualdade social e divisão digital. Tecnologias de informação e comunicação e desenvolvimento social. Tecnologias de informação e comunicação no trabalho e no ambiente educacional. Conceituação, mensuração e construção de indicadores de produção, uso e competência em informação.
A virada linguística. As funções da linguagem. Agir comunicativo e agir estratégico. O mundo da vida. O fato moral. Abordagens objetiva e subjetiva da ética. As regras da argumentação. Pretensões de validez no agir comunicativo. A ética do discurso e seus fundamentos na teoria da ação. A teoria do desenvolvimento moral. O agir orientando para o entendimento. A integração das perspectivas do observador e do participante. A verdade no discurso e no mundo da vida. A virada pragmática. Correção e verdade. Facticidade e validade.
Análise de perspectivas éticas para discussão e avaliação dos padrões de significação ou interpretação através dos quais se veiculam e processam informações e conhecimentos na esfera pública.